sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OrkutGmail
Agenda
Docs
Fotos
Sites
Web
Mais












HELDER XAVIER SIMÕES Cuba bloguerosrevolucion.ning.com (1)
HELDER XAVIER 

 CONVITE LANÇAMENTO CAMPANHA CONTRA AGROTÓXICOS
Olá amigos e amigas!

Segue convite para Lançamento da Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida:

Dia: 24 de outubro de 2011

Hora: 18h 30min

Local: Auditorio da Emater Rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus, esquina com a rua Érico Veríssimo

Maiores informações com Edmundo 51 9995 9611




Um abraço!
Beatriz Rosane Lang
Asssessora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos
Ministério Público Estadual/RS
51 3295 1141 - 9624 7438









Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida


Rio Grande do Sul lança Comitê Estadual

Depois dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Sergipe, chegou a vez do Rio Grande do Sul realizar o lançamento do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida. Será na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 18h30min no auditório da Emater/RS, e será aberto ao público.

O evento se iniciará com a exibição do documentário “O agrotóxico está na mesa”, de Silvio Tendler. Na sequência, haverá a palestra da Prof. Dra. Magda Zanoni, bióloga e socióloga, que organizou, junto do francês Gilles Ferment, o livro Transgênicos para Quem? Agricultura, Ciência, Sociedade (MDA, Coleção NEAD Debate) lançado em 2011. Ao seu lado, irão compor a mesa, representantes da Via Campesina e da Emater/RS.

A campanha reúne mais de 30 entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, entidades ambientalistas, estudantes, organizações ligadas a área da saúde e grupos de pesquisadores. O principal objetivo é abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, sobre a contaminação dos solos e das águas bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades. A partir da conscientização das pessoas sobre os malefícios provocados a partir do uso dos agrotóxicos, a campanha pretende ajudar na construção de formas de restringir o uso de venenos e de impedir sua expansão, propondo projetos de lei, portarias e iniciativas legais e jurídicas.

Outro campo de atuação da campanha é o anúncio da possibilidade de construção de outro modelo agrícola, baseado na agricultura camponesa e agroecológica. Através da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida é possível acessar estudos que comprovam que essa forma de produzir é viável, produz em quantidade e em qualidade suficientes para abastecer o campo e a cidade. Assim, a proposta é avançar na construção destas experiências que são a única saída para esse modelo imposto que concentra riquezas, expulsa a população do campo e produz pobreza e envenenamento. Produzir alimentos saudáveis com base em princípios agroecológicos, em pequenas propriedades, com respeito à natureza e aos trabalhadores é a única forma de acabar com a fome e de garantir qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

O Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida vai também auxiliar na criação e ampliação de comitês municipais - como já ocorre em Pelotas, dentre outros municípios - planejar atividades de formação e distribuição de material informativo. O Comitê gaúcho já congrega: Amigos da Terra Brasil; Cáritas; Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS); Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA); Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA RS); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS); Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB); Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM/RS); Fundação Luterana de Diaconia (FLD); Grupo de Agroecologia (GAE/UFPe); Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá); Levante Popular da Juventude; Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS); Núcleo de Economia Alternativa (NEA/UFRGS); União Rastafari de Resistência Ambiental (URRAmbiental); Via Campesina.

Prato envenenado

O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

Com a aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras do país, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e preservação da natureza.

O consumo de agrotóxicos cresce de forma correspondente ao avanço do agronegócio, modelo de produção que concentra a terra e utiliza quantidades crescentes de venenos para garantir a produção em escala industrial.

Desta forma, o uso excessivo dos agrotóxicos está diretamente relacionado à atual política agrícola do país, que foi adotada a partir da década de 1960. Com a chamada Revolução Verde, que representou uma mudança tecnológica e química no modo de produção agrícola, o campo passou por uma “modernização” que impulsionou o aumento da produção, mas de forma extremamente dependente do uso dos pacotes agroquímicos [adubos, sementes melhoradas e venenos].

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), na última safra foram vendidos mais de 7 bilhões de dólares em agrotóxicos. Todo este mercado se concentra nas mãos de apenas seis grandes empresas transnacionais, que controlam mais de 80% do mercado dos venenos. São elas: Monsanto; Syngenta; Bayer; Dupont; DowAgrosciens e Basf.

Nesse quadro, os agrotóxicos já ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações. Ficam atrás apenas dos medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza. Essas fórmulas podem causar esterilidade masculina, formação de cataratas, evidências de mutagenicidade, reações alérgicas, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, desenvolvimento de câncer, dentre outros agravos à saúde

A palestrante

Magda Zanoni, é professora da Universidade de Paris Diderot, onde foi pesquisadora de 1978 a 1990 no Laboratoire d’Ecologie Génerale et Appliquée; tem mestrado em Ecologia Fundamental pela Universidade de Paris-Orsay e em Ciências Sociais do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris); é doutora em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I-Sorbonne. Atuou no Instituto Agronômico do Paraná e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, e esteve cedida ao NEAD/MDA pelo Ministério francês do Ensino Superior e da Pesquisa no período de 2003-2009. Atualmente, e desde 1998, é pesquisadora do laboratório “Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces” (Centro Nacional de Pesquisa Científica CNRS, França).

Serviço

O que: lançamento do Comitê Estadual da Campanha

Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida

Quando: dia 24/10; segunda-feira; 18h30min

Onde: Emater/RS-Ascar, rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus,

esquina com a rua Érico Veríssimo

Contato: campanha-contra-agrotoxicos-rs@grupos.com.br







--
Federação Riograndense da Terceira Idade - FRITID
Galeria Malcon - Rua dos Andradas, 1560/16º - Centro - Porto Alegre - RS, 90026-900
http://fritidrs.blogspot.com/

3 anexos — Baixar todos os anexos cartaz.jpg
131K Visualizar Baixar
cartaz.pdf
1K Visualizar Baixar
release.doc
1K Visualizar Baixar
Responder Responder a todos Encaminhar


Ganhe Cupom de R$ 100,00 - Anuncie Grátis no Google AdWords E
ANÚNCIO
Faça De Cada Visita Um Novo Cliente
www.cupomgoogleadwords.com.br Anúncios
Garanta seu Futuro aqui
Vestibular grátis na faculdade Planos com descontos de até 100%
uniamerica.br/vestibular
PABX Central Telefônica
Venda instalação e reparo em PABX Intelbras.Orçam. gratuito 3233-1515
www.helptelecomunicacoes.com.br
Passagens Azul R$74
Voe Azul com Descontos de até 90%. Pague em até 10x s/juros. Reserve!
ViajaNet.com.br/Promocao_Azul
Ideias em Tecnologia?
O Wayra te Ajuda com Financiamento, Mentoring e Infra-Estrutura. Acesse
www.wayra.org/br
Mais informações
Processo Seletivo »
Relacionamento »
Cadastro Clientes »
Mudar Imagem »
Sobre estes links




Arquivar

Spam

Excluir





Mover para

Marcadores

Mais




14% utilizados
Usando 1079 MB de seus 7639 MB
©2011 Google - Termos e Privacidade
Desativar o buzz
Última atividade da conta: 41 minutos atrás
Detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário