quarta-feira, 7 de março de 2012

Paulo Freire:Pedagogias da Cultura em outra fontes

Pessoas da Tribo: essa é a primeira de uma série sobre Pedagogias da Cultura. Peço licença para compartilhar aí. Abraços para vocês
PEDAGOGIAS DA CULTURA: AS LEITURAS DE MUNDO, DE PAULO FREIRE

Já noticiei que em março o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação lançam em conjunto o edital “Mais Cultura nas Escolas”, incentivando projetos culturais a interagirem com a educação pública de ensino fundamental e médio. A iniciativa reforça a importância do que chamo de “Pedagogias Criativas” ou “Pedagogias da Cultura”. Exemplifico pinçando hoje uma dessas pedagogias: a ideia das LEITURAS DE MUNDO de Paulo Freire.

Para Paulo Freire, educação tem a ver com a compreensão crítica da leitura, alongando-se na inteligência sobre o mundo. Essa busca, ele chamou “Leitura do Mundo”, uma percepção-cognição baseada nas relações entre texto e contexto. O educador ressalta que a educação tradicional, ao não reconhecer os saberes e repertórios culturais das pessoas, deixa de construir esses caminhos de troca e ampliação de conhecimentos. Ele disse: “alfabetização implica reconhecer o ponto de partida da leitura de mundo, implica pensar em que níveis a leitura de mundo está se dando ou quais são os níveis de saber que a leitura de mundo revela”.

Indo além: imaginemos quantas leituras de mundo podem ser feitas com as crianças e adultos trabalhando fotografia, vídeo-reportagens, leituras teatrais do cotidiano ou da televisão, etc. Muitas vezes, porque simplesmente deixamos fluir a leitura. Roland Barthes lembrou que lemos textos, gestos, cidades, situações, imagens, sons. Enfim, há uma liberdade infinita de composições e associações nas leituras, que podem ser estimuladas e ajudadas pelo trabalho com as linguagens artísticas. Para isso, as escolas precisam estimular a leitura criativa. E os projetos culturais precisam pensar em termos de desenvolvimento pedagógico de seus processos junto às crianças.

Deixo sugestões de leitura sobre Leituras de Mundo:
- “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire. Cortez Editora, São Paulo, 2006.
- “Pedagogia dos sonhos possíveis”, de Paulo Freire. Editora Unesp, São Paulo, 2001.
- “Da leitura”, in “O rumor da língua”, de Roland Barthes. Editora Brasiliense, São Paulo, 1988.

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