sexta-feira, 13 de abril de 2012

AVALIAR SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA(FC)em atividades físicas?


17/12/2009

Autor e Coautor(es)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarteimagem do usuário
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino MédioEducação FísicaEsporte: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas;
Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir;
Identificar os tipos de FC e suas aplicações;
Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando intergir e socializar os conhecimentos.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta atividade
Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, nesta aula vamos tratar de temas relacionados à prática da atividade física; os conceitos sobre saúde e suas aplicações na rotina do cidadão. Nesta aula abordaremos um tema onde os alunos deverão identificar e projetar uma prática autônoma de atividades físicas.
Apresentaremos um conceito sobre o cuidado que o aluno deve ter na prática da atividade física e, que ele mesmo pode buscar uma autonomia e controlar a intensidade da sua prática de atividade física através do conhecimento e controle da sua Frequência Cardíaca (FC). Não que isso exclua o professor de educação física, que seria o responsável pelo controle de aula/treino, mas, o aluno deve ter a consciência que é possível que ele identifique e busque se auto conhecer através destas atividades. Isto proporcionará o entendimento que é possível realizar uma forma autônoma de prática de atividade física.
Um dos controles sobre esses princípios mais importante é a verificação do pulso arterial, que pode indicar a intensidade do exercício e a possibilidade do seu controle, dentro de limites que o próprio aluno é capaz de avaliar.
Atividade I - Professor, encaminhe os seus alunos para o local de prática das aulas de educação física. Se possível, leve colchonetes para que os alunos deitem e façam a sua prática.
Inicie o debate fazendo os seguintes questionamentos sobre o tema:
O eles entendem por Frequência Cardíaca(FC);
Já tiveram a experiência de aferir a sua própria FC e, como se realiza essa aferição?
O que é FC máxima e como se calcula?
Quais os principais tipos de FC?
Após esse debate inicial será possível identificar o nível da turma em relação ao conhecimento do tema. Pois bem, nesse momento inciaremos a 2ª atividade, que será:
Atividade II - FORMAS DE AFERIÇÃO DA FC:
Neste momento apresente aos alunos as formas de aferição da FC. A forma mais simples, fácil e direta de verificar a intensidade da realização dos exercícios físicos é através do MONITORAMENTO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC) PELA CONTAGEM DOS BATIMENTOS. Podemos aferir a FC de duas formas:
A - MANUAL:Aferida através de uma pequena pressão sobre locais determinados, tais como:Artéria Carótida;Coração e Artéria Radial
Utilizando-se dos dedos INDICADOR E MÉDIO deve-se colocá-los sobre o local determinado e contar o número de batimentos cardíacos em 15 segundos. Após essa contagem deve-se multiplicar o resultado por 4, a fim, de se saber o resultado completo.
Peça que calculem a sua FC máxima
Exemplo: 
Uma pessoa com 20 anos a sua FC Máxima seria 200 bpm.Isso é importante patra o aluno identificar que caso a sua FC esteja muito próximo do seu máximo é importante saber dosar a atividade.
Ela aferiu numa sessão de treinamento a FC em 15 segundos e o resultado foi de 35 bpm, multiplicando-se por 4 o resultado real seria de 140 bpm. Isso equivale a 70% da FC máxima dessa pessoa, portanto, está numa intensidade segura para a prática da sua atividade física(seria no intervalo entre 60% a 80% da FC máxima)
B - FREQUENCÍMETRO:
Monitoramento cardíaco através de um relógio transmissor e um receptor que afere automaticamente os batimentos cardíacos. OMedidor de Freqüência Cardíaca, também, chamado de Freqüêncímetro é uma ferramenta de grande auxílio na obtenção de bons resultados, principalmente, nas atividades aeróbias. 
Dica I - Se possível leve consigo um frequencímetro para fazer uma demonstração aos alunos do seu funcionamento
Atividade III - Vivenciando a aferição e os tipos de FC:
Nesta parte da aula faremos a a vivência e compartilharemos de algumas experiências relacionadas a aferição e conhecimentos dos proincipais tipos de FC.
Peça aos alunos que deitem, façam silêncio absoluto, fechem os olhos e procurem se concentrar na sua respiração. Sugiro que os alunos expirem em 4 tempos e inspirem em 4 tempos. Faça isso durante , aproximadamente 4 minutos, tempo que será suficiente que eles possam aferir a sua FC repouso. Após esse tempo peça que os alunos afiram a sua FC de forma manual. Peça que se preparem e marque 15 segundos, finalize o tempo e peça que falem o número que encontraram. Peça que multipliquem por 4. esse é o valor fa FC repouso.
Dica II - Repita essa operação mais duas vezes para que os alunos vivenciem a forma de aferição. 
Dica III - Caso haja a possibilidade de utilização do frequencímetro escolha um aluno para utlizá-lo de demonstrar a sua utilização.
Atividade IV - Organize uma atividade denominada “pique cola” onde os alunos deverão correr na quadra fugindo de um pegador.
Dica IV - Troque o pegador para que outros alunos sejam pegadores.
Essa atividade fará com que a FC seja alterada(haverá uma aumento da FC), após uns 4 minutos de atividade encerra-a e peça que todos os alunos aproximem-se rapidamente do centro da quadra, que façam silêncio e, ao sinal do professor afiram a FC de esforço. Eles deverão realizar a mesma operação de multiplicação do valor encontrado por 4.
Após identificarem a FC esforço peça que os alunos caminhem de forma lenta e após 1 minuto o professor pedirá que afiram novamente a FC (FC recuperação); depois peça-os que andem mais 1 minuto e afiram o 2º minuto da FC recuperação.
Dica V -  Nesta aula é bem provável que alguns alunos tenham algumas dificuldades iniciais em encontrar os locais para aferir a FC. Peça-os que experimentem nos vários locais indicados; pressionem os locais de forma suave, pois caso façam de forma mais profunda terão dificuldade em encontrar os batimentos.
Dica VI - Buscando uma maior integração e socialização entre os alunos proponha que organizem grupos de dois/três alunos e realizem a aferição da FC nos colegas. Isso possibilitará que troquem experiências e facilite que o professor esclareça algumas dúvidas.
Ao final da aula reúna todos os alunos no centro da quadra e pergunte qual foi maior dificuldade encontrada para aferir a FC. Caso algum aluno tenha dificuldade repita o protocolo de aferição da FC e os locais de aferição(forma manual).
Recursos Complementares
Referências Bibliográficas:

MARINS, J.C.B. e GIANNICHI, R.S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 3° ed. Rio de Janeiro. Editora Shape, 2003.

MATTOS, Mauro Gomes de e NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola. Phorte Editora LTDA. São Paulo, 2002.

Site: http://renatapinheiro.com/frequencia-cardiaca/
Avaliação
O processo avaliativo desta aula será através de perguntas realizadas pelo professor:
Como se calcula a FC máxima?
Como se afere a FC?
Quais os locais no corpo em que podemos aferir a FC?
O que é FC recuperação?
De que forma podemos aferir a FC?
O que é frequencímetro?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10779

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