sexta-feira, 28 de junho de 2013

WikiLEADs: Sete dicas do jornalismo científico para encontrar boas pautas | Knight Center for Journalism in the Americas

Sete dicas do jornalismo científico para encontrar boas pautas | Knight Center for Journalism in the Americas


Tam.Texto

Pesquise no Portal da Reforma Política

PROPOSTA DE INICIATIVA POPULAR PARA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO

Vamos coletar 1.500.000 assinaturas para, a exemplo do ficha limpa, apresentar ao Congresso. Participe, divulgue e apoie.
Nós abaixo assinados apoiamos a proposta de Iniciativa Popular para a Reforma do Sistema Político:
  • Defendemos o fim dos privilégios dos parlamentares, como por exemplo, férias de 60 dias, 14º e 15º salários, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para que estes não sejam usados como instrumentos para a impunidade.
  • Defendemos mudança na definição de decoro parlamentar que passa a ser todo fato de não conhecimento publico ao longo da vida do parlamentar.
  • Participação da sociedade no conselho de ética que julga o parlamentar.
  • Apoiamos uma nova regulamentação do art. 14º da Constituição Federal que trata do plebiscito, referendo e iniciativa popular.
  • Defendemos que determinados temas só podem ser decididos pelo povo, através do plebiscito e referendo, exemplo: aumento dos salários dos parlamentares, grandes obras, privatizações, etc.
  • Queremos a diminuição das exigências para a iniciativa popular, menos assinaturas e um rito próprio no Congresso Nacional.
  • Defendemos reformas no sistema eleitoral que possibilitem aos segmentos subrepresentados nos espaços de poder (mulheres, população negra e indígena, em situação de pobreza, do campo e da periferia urbana, da juventude e da população homoafetiva, etc) a disputa em pé de igualdade com os demais
  • Para isso, defendemos a votação em lista pré-ordenada, escolhida de forma democrática em previas, com alternância de sexo e critérios de inclusão destes segmentos e financiamento público exclusivo com punições severas para os partidos, candidatos e empresas que desrespeitarem.
  • Defendemos a democratização e transparência dos partidos.
Para conhecer a integra da proposta acesse aqui.

ASSINE ABAIXO COLOCANDO SEUS DADOS

 *

 *
 *


image image image image
Plataforma dos Movimentos Sociais lança Campanha de envolvimento para a Lei de Iniciativa Popular 
prevnext
PERGUNTAS:
    Banner
    Banner

    Nota: Sim ao Plebiscito sobre a reforma, mas com participação popular.


    Nos últimos dias, o povo tomou as ruas para demonstrar o seu descontentamento e  repúdio  a forma como se faz política no Brasil, num profundo questionamento de como as decisões são tomadas, por quem são tomadas e em nome de quem são tomadas. O que está sendo questionado é o nosso sistema político como um todo, que em resumo podemos definir como uma democracia sem povo.
       

    Confiram o Cordel da Reforma Política









    O Brasil, com todas as suas manifestações culturais,  pede uma  Reforma Política que atenda não só a mudança no sistema eleitoral, mas todas as formas e espaços de participação social.
       
       
       

    Protestos incentivam reforma política na Câmara


    As manifestações que se espalharam pelas ruas do País dão ânimo aos defensores de uma revisão no sistema político brasileiro, em especial por meio de uma Assembleia Constituinte exclusiva para debater o tema. Nos protestos, os pedidos de reforma no sistema de representação se misturaram aos cartazes defendendo transporte mais barato, melhorias na saúde e na educação, transparência nos gastos públicos e combate à corrupção.
       
    Página 1 de 16

    ARTIGOS E COLUNAS

    EM DESTAQUE
    Por Sérgio Abranches Uma série de iniciativas em curso no Congresso indica que há o risco de que o país esteja na iminência de um golpe civil oligárquico. Os donos do poder pretendem reduzir...
    Leia Mais...

    ENTREVISTAS

    EM DESTAQUE
      O laboratório de uma nova cultura política Por Chico Whitaker, entrevistado por Inês Castilho, editora da coluna Outra Política Liberdade, união, igualdade, autonomia, possibilidade...
    Leia Mais...

    SAIBA MAIS

    • Confiram o Cordel da Reforma Política                O Brasil, com todas as suas manifestações culturais,  pede uma  Reforma Política que atenda não só a mudança no sistema eleitoral, mas todas as...
    • Protestos incentivam reforma política na Câmara  As manifestações que se espalharam pelas ruas do País dão ânimo aos defensores de uma revisão no sistema político brasileiro, em especial por meio de uma Assembleia Constituinte exclusiva...
    • Protestos apontam para a necessidade da reforma políticaAs manifestações que tomaram as ruas de São Paulo desde a última quinta-feira, 13 de junho, e vêm ganhando forças por diversas cidades em todo o país refletem a total falência do sistema político...
    • 1
    •  
    • 2
    •  
    • 3
    •  
    • 4
    •  
    • 5

    ANOTE NA SUA AGENDA

    • 8 de março/2013, Aracaju/SE - Seminário A Reforma Política no Brasil

       
    • 30 de janeiro/2013 - Simpósio Demandas Jurídicas coletivas e Movimentos Sociais

       
    • 17 de dezembro/2012 – Lançamento do livro “Caminhos para Nova Política”

      No próximo dia 17 de dezembro, a partir das 18:30h, acontece o lançamento do livro Caminhos para Nova Política, do autor João Francisco Araújo Maria. A atividade acontece no Auditório 2 Candangos na UnB (Faculdade de Educação) e contará com uma palestra da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, que escreveu o prefácio do livro.
      Nas palavras do autor: “ O livro trata sobre crise da representação política e alternativas para sua superação. Resgata e analisa um conjunto de autores da teoria política, especialmente moderna e contemporânea, e critica o monopólio que os partidos políticos têm na esfera representativa. Tradicionalmente a representação sempre foi vista como um espaço dos partidos políticos, ao passo que a sociedade civil ficava vinculada à uma esfera da participação cidadã. Em resumo, o livro analisa as possibilidades da sociedade civil ser também compreendida como um ator e um espaço de representação política. Além disso, o pósfácio do livro abre espaço para uma reflexão mais solta sobre quais elementos deveriam estar presente na chamada "nova política". Resgata, para o século XXI, o ideal político da fraternidade anunciado na revolução francesa. Além da liberdade e igualdade, ideais que foram precursores do liberalismo e socialismo, a lógica colaborativa – versão contemporânea do ideal político da fraternidade – é apontada como premissa da arquitetura institucional da democracia do século XXI: sustentável, portanto geradora de legitimidade, objetivo de todo sistema representativo”.
       

    ASSINE NOSSO BOLETIM ELETRÔNICO

    QUEM ESTÁ CONOSCO

    Nós temos 1185 visitantes online
    Banner
    Banner
    Banner
    Banner
    Banner

    NOSSOS PARCEIROS

    Banner
    Banner

    Nenhum comentário: