sábado, 30 de julho de 2011

+90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras

EcoAgência De Notícias Ambientais
Mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras http://tinyurl.com/3psnzpbhá 26 minutos via Twitter · Curtir (desfazer) · ·
@EcoAgencia on Twitter
Como usar os alimentos a favor da saúde: confira dicas
ASSUNTOS: Alimentação
Foto: Flickr Pink Sherbet Photography

O cuidado com a saúde começa no supermercado. Afinal, os alimentos são os principais aliados para uma vida saudável. Entre eles, estão os chamados funcionais. “São os que, além de proverem energia, também nos protegem contra doenças crônico degenerativas”, explica o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

“Contêm bioativos funcionais, que diminuem os processos oxidativos orgânicos, combatem os radicais livres e proporcionam maior poder de proteção contra as doenças”. Traduzindo: um corpo mais protegido contra doenças, pele e cabelos lindos. “As pessoas já têm informação sobre os alimentos mais e menos saudáveis, mas falta colocar na pratica diária da ingestão alimentar”, diz Durval.

Na sua próxima compra, saiba o que eles podem fazer por você:

Inclua alimentos integrais, peixe, produtos lácteos fermentados, verduras, legumes e muitas frutas na sua alimentação. Escolha preferencialmente as frescas, da estação, que preservam os nutrientes. “Os pigmentos coloridos das frutas têm efeito antioxidante”, diz o médico. Ou seja: isso nos protege contra o envelhecimento celular.

Verduras, legumes e frutas fresquinhos no Pão de Açúcar

Use o azeite de oliva, que é um poderoso antioxidante, rico em vitamina E, e consuma mais oleaginosas, como a castanha-do-pará, rica em selênio. “O grande segredo é a variedade. Escolha alimentos diferentes – amêndoas, avelãs, castanhas; assim, vai se beneficiar de todas as propriedades”, explica a médica nutróloga Tamara Mazaracki.

Alho e cebola são fundamentais: “contêm alicina e quercetina. Têm ação imunoestimulante, antibacteriana, antiviral e antiinflamatória. Reduz o colesterol e triglicerídios”, diz Tamara.

A linhaça é rica em lignina e Omega-3. “Fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares”, explica ela. Aveia, arroz, trigo são ricos em fibras e auxiliam no funcionamento do intestino.

Alimentos integrais e grãos no supermercado

Uva vermelha, brócolis, couve-flor, couve, repolho, rabanete previnem o câncer de próstata. Assim como laranja, limão, tangerina e acerola. “Elas são ricas em bioflavonóides e vitamina C e ainda fortalecem o sistema imunológico”.

Até os condimentos auxiliam na saúde. Salsa e coentro são ricos em vitamina C e auxiliam na eliminação de toxinas. A canela, explica Dra. Tamara, “ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e contribui para melhorar o nosso humor e acuidade mental”.

Confira opções de iogurtes

Não é preciso inventar pratos elaborados. A base da alimentação saudável é composta por carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. “O tradicional arroz com feijão, com uma carne e a salada colorida é certamente um prato adequado para todos. Ingerir esses alimentos diariamente trará benefícios totais a nossa saúde”, explica Dr. Durval.

Nenhum comentário: