terça-feira, 26 de julho de 2011

UFRGS:Tratamento gratuito a crianças com ansiedade

Bem-estar | 26/07/2011 | 14h09min

Pesquisadores da UFRGS oferecem tratamento gratuito para crianças com ansiedade
Projeto pretende comparar resultados de duas modalidades de tratamento



Crianças com transtornos de ansiedade poderão participar de tratamentos gratuitos oferecidos por um grupo de psiquiatras e psicólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de um projeto de pesquisa. Os tratamentos são indicatos para crianças com dificuldade ou medo de se afastar dos pais ou figuras de ligação, e também com preocupações ou timidez excessivas.

Pacientes com idades entre 7 e 11 anos serão sorteados para participar de uma das duas alternativas de tratamento propostas. O objetivo, segundo a pesquisadora responsável, Gisele Gus Manfro, é comparar a terapia cognitivo comportamental em grupo adaptada para crianças brasileiras com uma nova modalidade de tratamento, considerada promissora, que utiliza um programa de computador para tratar questões relacionadas ao medo (Tratamento com Modificação do Viés Atencional - TMVA).

A pesquisadora destaca que os transtornos de ansiedade têm início na infância e estão associados a prejuízos significativos ao longo do desenvolvimento, e que crianças com esse quadro muitas vezes ficam privadas de tratamento porque as famílias não têm recursos para pagar.

Para saber mais sobre o projeto e agendar entrevistas, pais e responsáveis podem entrar em contato pelo telefone (51) 3359-8983, das 14h às 17h.

ZERO HORA

Nenhum comentário: