domingo, 7 de dezembro de 2014

disque 100 : 11 anos de eficiência!



Tamanho da fonte:

Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 às 18:30

Disque 100 supera 310 mil atendimentos em 2014

Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, já realizou mais de 310 mil atendimentos ao cidadão em 2014, desse total 116 mil são denúncias de violações dos direitos humanos e 25 mil prestações de informações. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira (4), em Brasília, durante a solenidade de comemoração dos 11 anos do Disque Direitos Humanos – o Disque 100.
“O grande salto que precisamos dar é o monitoramento da denúncia encaminhada", avaliou Ideli Salvatti. Foto: José Cruz/Agência Brasil
“O grande salto que precisamos dar é o monitoramento da denúncia encaminhada”, avaliou Ideli Salvatti. Foto: José Cruz/Agência Brasil
O serviço de atendimento telefônico gratuito é o principal canal de comunicação aberto com a sociedade para receber denúncias de violação dos direitos humanos, além de divulgar informações e orientações acerca de ações, programas, campanhas e serviços de atendimento, proteção e defesa em direitos humanos disponíveis no âmbito federal, estadual e municipal.
A iniciativa é direcionada principalmente a grupos sociais em condições de vulnerabilidade, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT e em situação de rua.

“O que começou com uma perspectiva voltada quase que exclusivamente para exploração sexual acabou se expandindo para todas as questões das crianças e adolescentes. A partir de 2011, também demos um grande passo quando se abriu para as outras áreas que a Secretaria de Direitos Humanos abrange, como a questão dos idosos, da população de rua, LGBT e pessoas com deficiência”
, afirmou a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, ao fazer referência a reformulação do Disque 100. O serviço inicialmente era voltado, prioritariamente, ao atendimento de denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A ministra ainda destacou a amplitude do atendimento realizado, que vai desde o recebimento da denúncia até o encaminhamento para os órgãos responsáveis, além do esclarecimento dos direitos das vítimas e dos procedimentos a tomar. No entanto, ressaltou os desafios para o aperfeiçoamento do serviço.
“O grande salto que precisamos dar é o monitoramento da denúncia encaminhada. A gente recebe, os nossos atendentes encaminham para a autoridade, mas depois não monitoramos se a denúncia foi efetivamente apurada, resolvida. Esse é o nosso grande desafio”, declarou, acrescentando que convênios e propostas estão sendo avaliados para que a Secretaria possa também realizar este monitoramento.
ServiçoO Disque 100 funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.
Com informações da Secretaria de Direitos Humanos.

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?
1) Acesse o seu blog e crie num novo post:
       
(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)
2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:
3) Rascunhe aqui seu post.
(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?
-

Nenhum comentário: